8 Tendências e insights de marketing digital para 2022

8 Tendências e insights de marketing digital para 2022
Como aumentar ainda mais a produtividade de seu empreendimento

O marketing digital, simplesmente, não pode ser ignorado. Ninguém está contestando o poder do marketing eficaz. Uma campanha de marketing e publicidade efetivamente executada pode atender às necessidades de qualquer negócio e aumentar a demanda pelo produto ou serviço que eles oferecem. Mas os tempos mudaram e, embora a necessidade de marketing ainda seja essencial, o marketing mais eficaz mudou muito.

Se você quiser ir onde as pessoas estão, você precisa estar ativo on-line. A influência do cenário digital, ou ‘ciberespaço’, tem crescido constantemente desde os anos 90, e agora, apenas algumas décadas depois, é um grande ambiente virtual para a grande maioria das pessoas no planeta.

Kiev, Ukraine – October 17, 2012 – A logotype collection of well-known social media brand’s printed on paper. Include Facebook, YouTube, Twitter, Google Plus, Instagram, Vimeo, Flickr, Myspace, Tumblr, Livejournal, Foursquare and more other logos.

1 Vamos começar falando um pouco das Mídias sociais , o streaming de conteúdo e a facilidade de criar ou consumir conteúdo digital tornaram a Internet o local ideal. Então, se você quer vender para o seu público online, como você deve fazer isso? O ano de 2018 chegou ao fim, um novo ano começou e isso significa revisar as principais tendências que os profissionais de marketing digital devem conhecer ou se preparar para dominar.

FACEBOOK

Você sabia que o Facebook ainda é atualmente a principal plataforma de mídia social no Brasil, com o incrível número de 103 milhões de usuários, sendo 54% do público feminino?

Então, para o marketing que tem como alvo um grupo feminino, simplesmente não há plataforma melhor. Por outro lado, o Facebook teve um 2018 difícil, com uma violação de dados que afetou 50 milhões de usuários, ganhando a reputação de ser a plataforma preferida para propaganda política e uma queda contínua na popularidade com a demografia mais jovem, tanto que muitas pessoas sentem que a relação entre o público e o Facebook pode estar mudando.

É importante que os futuros profissionais de marketing digital vejam realmente quem pode ser o seu mercado-alvo, porque o Facebook pode ser muito inadequado para algumas campanhas. Mas não se engane, o Facebook ainda é enorme, e muitos brasileiros continuam a navega-lo, mas seja mais criterioso com o público alvo que você está fazendo marketing, e certifique-se de que eles ainda estejam no Facebook, ou você está alvejando a mídia social errada.

Agora falando um pouco mais de mídias sociais, felizmente para o Facebook, a maior ameaça deles não é mais nenhuma ameaça desde que eles compraram o Instagram.  A plataforma de mídia social baseada em imagem e vídeo é otimizada para facilitar aos usuários o compartilhamento de fotos e vídeos de seu telefone, que agora é o dispositivo de computação mais onipresente do planeta e está crescendo rapidamente como o computador preferido do público em geral.

A ascensão meteórica do Instagram já ultrapassou um bilhão de usuários , uma conquista impressionante. Isso significa que é uma das plataformas de mídia social que mais cresce e, talvez mais importantegrande parte de sua base de usuários é o cobiçado grupo demográfico mais jovem, especialmente abaixo dos 30 anos , com isso, para o Marketing que deseja alcançar o público abaixo dos 30 anos é um ótimo local pois umas das atualizações permitiu deixar o seguidor próximo da sua marca.

As empresas usam a ferramenta Story com o objetivo de divulgar os bastidores da marca. A rede conta com cerca de 300 milhões de usuários diariamente, uma grande oportunidade de anunciantes promoverem sua marca. Além disso, a rede social permite analisar o desempenho do seu anúncio por meio de relatórios e, a partir desses resultados, você poderá nortear suas próximas ações.

Claro que falando de mídias sociais não poderíamos deixar de citar o Whatsapp que simplesmente hoje, trata-se da mídia social de mensagens instantâneas mais tradicional, usada antes para finalidades pessoais, hoje o campo empresarial começou a interagir com seu público alvo obtendo grandes resultados. Cerca de 40% da população já utiliza esta rede diariamente. 80% dos celulares do país contam com um aplicativo do WhatsApp.

Essas estatísticas mostram a crescente popularidade dos aplicativos de mídias sociais para fins comerciais. Como as pessoas gastam mais tempo trocando mensagens entre si, faz sentido comercializar os serviços da sua empresa onde seus clientes em potencial estão saindo.

Agora que já falamos um pouquinho de algumas mídias sociais que ajudará você a interagir um pouco mais com seu futuro clientes, vamos para mais algumas tendências de marketing digital para que seu ano de 2019 seja um sucesso de vendas.

Chatbots

2 O uso de Chatbot aumentará, Os chatbots são apenas uma forma especializada de software que atua como um “concierge” virtual, comunicando-se com os usuários e ajudando-os a completar suas metas. Os chatbots interagem com os humanos de forma natural, principalmente através do uso de janelas de chat de texto, mas interações verbais também são possíveis.

Os chatbots já são usados ​​extensivamente no Facebook, às dezenas de milhares de tarefas diferentes. Tudo, desde o fornecimento de relatórios meteorológicos até a automatização de algumas funções básicas de suporte ao cliente, pode ser facilmente manipulado por software sofisticado. Os bots permitem que os usuários obtenham interações personalizadas e focadas sem retirar muito dos recursos humanos limitados. Sua eficácia em 2018 mostrou um aumento significativo no uso, e esse uso provavelmente continuará crescendo para o marketing digital em 2019.

3 Vídeo é uma obrigação, Um total de 73% de todos os brasileiros se envolve com o YouTube. Isso significa que mais da metade dos brasileiros assiste a vídeos, e muitos desses vídeos são criados a serviço do marketing digital. Embora o YouTube seja a maneira mais popular de consumir vídeos, ainda mais popular que o Facebook, isso não significa que você não deveria colocar vídeos no Facebook ou em qualquer outra plataforma de mídia social.
O marketing digital em vídeo , de certa forma, oferece o melhor dos dois mundos. O orçamento real e a mecânica da produção de vídeo são bem compreendidos e documentados, já que o vídeo em si é um meio do século XX. No entanto, agora o vídeo está emparelhado com as métricas de usuários de mídia digital incrivelmente precisas e valiosas para fornecer dados muito mais úteis sobre o desempenho de esforços específicos. Quer você esteja criando vídeos para o Instagram, Facebook, YouTube ou até mesmo seu próprio site, é uma ferramenta de marketing digital incrivelmente eficaz e de primeira linha. Você pode capturar e transmitir muitas informações e a personalidade de sua marca com vídeos. Contanto que você se atenha aos fundamentos da boa produção de vídeo, você pode obter ganhos impressionantes.

4 Agora quem achou que o Blog ficou para trás das tendências de marketing digital para 2019 está muito enganado, bom conteúdo ainda é importante.

O marketing de conteúdo continua a ser um componente essencial do marketing digital, embora haja uma ênfase crescente na nuance do conteúdo. A qualidade sempre vai importar muito, mas agora há um interesse renovado em examinar mais profundamente quem são os destinatários pretendidos. Ter uma compreensão mais profunda e sofisticada de um mercado-alvo e ser capaz de atingir esse mercado com mais precisão é uma tendência crescente em marketing mais eficaz.

Assim, enquanto o conteúdo geral da audiência era, é e sempre será importante, o material especializado para indústrias ou especialistas específicos também pode produzir resultados impressionantes. Isso, combinado com o aprimoramento de técnicas para medir a eficácia do conteúdo, mantém o marketing de conteúdo relevante e avançando.

5 Você sabia que o E-mail marketing está ficando ainda mais personalizado? E-mail continua a ser um importante canal de comunicação, com bilhões ainda usando para fins pessoais, comerciais, industriais, legais, científicos e acadêmicos. Em outras palavras, o e-mail chegou para ficar, e o e-mail marketing em si continua sendo importante.

No entanto, o marketing por e-mail está evoluindo e os e-mails de marketing genéricos não são tão eficazes quanto eram antes. Agora é uma combinação de automação e, mais importante, personalização que torna o e-mail marketing importante para 2019. Quando você pode acionar seu e-mail marketing para algo específico, como um usuário navegando em um determinado produto, e depois acompanhar com um preço promocional ou vídeo de demonstração em um e-mail personalizado, isso pode ser muito eficaz. E-mails costumam ser o “gatilho” final para motivar uma ação, especialmente quando combinados com suas técnicas de remarketing.

6 A interação de voz está subindo. Graças a Siri, Google, Alexa e uma série de outros dispositivos “inteligentes”, a interação verbal com dispositivos continua a aumentar. O verdadeiro argumento é que falar é simplesmente uma maneira preferida de interagir. E agora as máquinas estão finalmente alcançando a maneira como as pessoas querem pesquisar, comprar e descobrir coisas novas.

No entanto, isso apresenta alguns desafios interessantes. A realização de uma pesquisa por voz, por exemplo, é muito diferente da digitação de uma consulta, principalmente nos resultados. Quando uma pessoa realiza uma pesquisa baseada em texto, a tela exibe uma página de cada vez os resultados. Mas quando alguém pergunta a um dispositivo para realizar uma pesquisa e o dispositivo responde verbalmente, ele pode fornecer apenas algumas opções no máximo e, com frequência, eles fornecem apenas uma opção.

Isso significa que a preparação para as buscas por  voz exigirá uma abordagem diferente, mas é uma área do marketing digital que não pode ser ignorada porque as pessoas confiam nela mais do que nunca. Por exemplo, escrever meta-descrições de sites pode precisar ser otimizado para a fala para que “leia melhor” em voz alta, ao ser falado, em vez do estilo mais seco usado para uma abordagem de pesquisa estritamente baseada em texto.

7 Não podemos deixar de citar o Marketing de Influenciadores. Como Raghav Haran diz, “Influencer marketing é um tipo de marketing boca a boca que se concentra em usar os principais líderes para levar a mensagem da sua marca para o mercado maior…. Em vez de comercializar diretamente para um grande grupo de consumidores, você paga aos influenciadores para divulgar a palavra para você.”

Usar influenciadores é uma ferramenta de marketing muito eficaz que trabalha para atrair clientes. Influenciadores podem ser desde celebridades e Instagram ou estrelas do YouTube até blogueiros e jornalistas conhecidos que ajudam a divulgar sua empresa ou produto por meio de seus canais sociais.

A inteligência artificial (AI) definitivamente estará puxando seu peso no mundo do marketing este ano, já que a AI está alimentando a segmentação de clientes, redirecionamento, notificações push, rastreamento de cliques, uma combinação ilimitada de possibilidades. Está até criando conteúdo agora!

Como você usa a AI para ser sua aliada no marketing digital depende de seus objetivos e de seus canais. Mas se você ainda não está trabalhando com equipes de marketing digital e parceiros que conhecem e utilizam a inteligência artificial em seus sistemas de inteligência de marketing e entrega, você está ficando para trás.

De acordo com um estudo da Blueshift, 28% dos profissionais de marketing estão usando  a AI  para recomendações de produtos e 26% estão usando para otimização de campanhas.

Além disso, alavancando  ainda mais as vendas , o uso da AI também pode ajudá-lo a melhorar seu atendimento ao cliente.

De acordo com a Pesquisa Global de Inteligência Artificial da Forrester, 57% das empresas estão usando a AI para melhorar a experiência e o suporte ao cliente, enquanto 44% estão usando a AI como forma de melhorar os produtos e serviços existentes.

Mas como a inteligência artificial ajuda as empresas a atingir metas de crescimento? Uma das principais formas é através da personalização.

As empresas agora podem personalizar seu marketing para cada lead para transformá-las de um lead qualificado de marketing (MQL) em um lead qualificado de vendas (SQL).

Em uma pesquisa de marketing online da IDC, 67% dos profissionais de marketing acreditam que a AI está fornecendo manchetes personalizadas e textos publicitários, enquanto 66% acreditam que estão entregando formatos personalizados de publicidade e iniciando anúncios personalizados .

Mesmo 64% acreditam que entregarão inserções de publicidade personalizada em tempo real e otimização da segmentação de mensagens até 2020.

Apesar dos benefícios óbvios da IA ​​para as empresas, muito poucas empresas estão usando atualmente.

Conclusão

A tecnologia nunca permanece a mesma. Esta é provavelmente a melhor e a pior coisa sobre isso. No entanto, se dermos uma olhada momentânea no futuro das tendências de marketing digital, podemos esperar que as coisas boas estejam por vir, coisas que não apenas tornarão nossas iniciativas de marketing mais fáceis, mas também frutíferas.

Essas estratégias de marketing digital emergentes facilitam o alcance de clientes quando e onde eles estão prontos para comprar e melhoram sua experiência pós-compra. Empresas competitivas sabem que capitalizar novas formas de conteúdo e tecnologia ajudará a conquistar novos públicos em novos campos de jogo.