Porque investir em SEO

SEO consiste em um conjunto de ações estratégicas que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de mecanismos de busca.

Quando uma pessoa faz uma busca, ela já possui expectativa de ter uma experiência rápida, atualizada e relevante.  E é para tornar essa experiência cada vez mais satisfatória que mecanismos como o Google, por exemplo, estão sempre fazendo mudanças e atualizando algoritmos.

Estar bem posicionado para termos-chave relacionados ao seu negócio, produtos e serviços significa receber maior número de acessos e leads qualificados. Isso porque o usuário que busca já sabe o que quer, precisa apenas analisar  a melhor solução para o seu negócio, a melhor resposta para a sua pergunta, as melhores condições para comprar determinado produto, etc.

Além disso, sites bem posicionados são vistos como líderes de seu setor quando se trata  de marketing digital, pois as pessoas já fazem a associação entre posicionamento e força da marca.

O objetivo da SEO está em enriquecer as páginas de conteúdos relevantes e direcionados a termos específicos, além de trabalhar a qualidade técnica de estrutura dessas páginas, que também melhoram a acessibilidade do site. É por isso que as ações de SEO passam a englobar planejamento de experiência de usuário UX ( o foco dos buscadores está no usuário, em avaliar as entregas mais satisfatórias para quem busca), geração de leads e engajamento, tornando o posicionamento nos mecanismos de busca uma consequência destas melhorias. 

Pode-se dizer que há dois fatores básicos em que os motores de busca se baseia para posicionar uma página: Autoridade e a Relevância

  • Autoridade; é basicamente a popularidade de um site, quanto mais popular for uma página ou um site mais valiosa é a informação que contém. Esse fator é o que um motor de busca tem mais em conta, uma vez que se baseia na própria experiência de usuário, quanto mais você compartilhar um conteúdo quer dizer que aquele conteúdo foi útil.
  • Relevância; é a relação que você tem entre uma página em frente a uma busca determinada, isto não é simplesmente uma página que contém um monte de vezes o termo pesquisado, hoje os motores de buscas se baseiam em centenas de fatores para rankear uma página ou site.

O SEO pode ser dividido em dois grupos: SEO On-site e o SEO Off-site. 

SEO – Onpage

O SEO Onpage se preocupa com a relevância, certificando-se de que o site está otimizado para que o motor de busca entenda o principal, que é o conteúdo de qualidade. Dentro do SEO Onpage inclui a otimização de palavras-chaves, tempo de carregamento, experiência do usuário, otimização do código e formato das Urls.

SEO – Offpage

O seo Offpage é a parte que trabalha fatores externos á página web em que se trabalha. Os fatores importantes para o Offpage são os números de qualidades dos links, presença em redes sociais, menções na mídia social, a autoridade da marca e no desempenho nos resultados de pesquisas, ou seja o CTR que tenham nossos resultados de um motor de busca.

De acordo com pesquisas quanto mais eficiente suas técnicas de SEO, melhor a colocação da sua página no Google e mais facilmente o seu público- alvo irá te encontrar

Já que você entendeu um pouco sobre o que é SEO, deve estar se perguntando ” porque importa para minha empresa ter um site otimizado?”.

Aqui vai 5 razões para você investir em SEO.

  1.  Para ser bem sucedido na internet, é preciso ser encontrado pelos usuários online. Com o mecanismo de busca do Google, considerado a ferramenta mais utilizada do mundo, é possível apresentar justamente o que o internauta procura. Com o trabalho de otimização de sites, a capacidade de alcance do negócio tem um crescimento exponencial, e os números de acessos e clientes são multiplicados.
  2.  A otimização de sites permite uma excelente segmentação. É possível aprimorar o conteúdo das páginas para atrair públicos específicos e segmentados por cidade ou estado. O trabalho é realizado de forma focada no público e no interesse de cada empresa.
  3. A técnica de SEO é sempre aplicada a partir de um estudo de palavras-chave, termos e de uma implementação que melhora as chances das páginas competirem pelas primeiras posições do Google. É preciso ter uma estratégia bem definida de trabalho.  O tempo para atingir os resultados desejados é variável. Contudo, uma vez definida e concretizada a otimização SEO, o site estará muito mais próximo de aparecer nas pesquisas dos usuários.
  4. O aumento do tráfego gerado pelo SEO nos sites pode ser monitorado. Dessa forma, fica fácil mensurar os resultados do Google, compreender quais palavras-chave e termos são mais relevantes para o negócio e gerar mais conteúdo atraente para os usuários.
  5. O SEO profissional mantém o site sempre atualizado em relação às diretrizes e regras do Google, fazendo com que a página permaneça em boas posições. O importante é que a implementação do SEO aconteça sem o uso de técnicas artificiais, que tenta enganar os mecanismos de busca e podem resultar em penalidades para o site.

A otimização de sites pode fazer com que a sua empresa saia na frente da concorrência, além de gerar visibilidade e credibilidade para a sua marca, pois uma empresa bem posicionada transmite também confiança para os consumidores.

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